terça-feira, 1 de setembro de 2015


Belford Roxo tem quatro vezes menos policiais por habitante que o Leblon

  O município de Belford Roxo já foi considerado, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o município mais violento do mundo. Diversos fatores proporcionaram nossa cidade chegar a esse alarmante título, entre eles: baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), evasão escolar e dificuldades de acesso ao ensino e dificuldade de acesso ao mercado formal de trabalho.
Como se não bastasse os fatores sociais e a ausência de políticas públicas para colocar Belford Roxo no topo dos índices de criminalidade, outro fato nos deixa ainda mais revoltados: o batalhão da Polícia Militar responsável pelo policiamento da cidade possui a menor relação policial por habitante da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Não por coincidência, a segunda pior relação policial por habitante também é do 20º BPM em Mesquita, também na Baixada Fluminense. Já no bairro do Leblon, localizado na área mais nobre da cidade do Rio de Janeiro, essa relação é quatro vezes maior do que em nossa cidade.
Tal diferença gritante apenas nos mostra que a sofrida população da Baixada Fluminense continua esquecida pelo Poder Público. Além da precariedade na prestação de serviços públicos em comparação com as regiões nobres, a população de Belford Roxo ainda é preterida quando o assunto é segurança pública. A vida de um morador do Leblon vale mais que uma vida em nossa cidade? Temos a certeza de que não.
O Movimento Vem Comigo defende que a Segurança Pública seja um direito de todos os cidadãos, independentemente da região onde mora ou de sua condição social.

Belford Roxo tem quatro vezes menos policiais por habitante que o Leblon