terça-feira, 1 de setembro de 2015


Belford Roxo tem quatro vezes menos policiais por habitante que o Leblon

  O município de Belford Roxo já foi considerado, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o município mais violento do mundo. Diversos fatores proporcionaram nossa cidade chegar a esse alarmante título, entre eles: baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), evasão escolar e dificuldades de acesso ao ensino e dificuldade de acesso ao mercado formal de trabalho.
Como se não bastasse os fatores sociais e a ausência de políticas públicas para colocar Belford Roxo no topo dos índices de criminalidade, outro fato nos deixa ainda mais revoltados: o batalhão da Polícia Militar responsável pelo policiamento da cidade possui a menor relação policial por habitante da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Não por coincidência, a segunda pior relação policial por habitante também é do 20º BPM em Mesquita, também na Baixada Fluminense. Já no bairro do Leblon, localizado na área mais nobre da cidade do Rio de Janeiro, essa relação é quatro vezes maior do que em nossa cidade.
Tal diferença gritante apenas nos mostra que a sofrida população da Baixada Fluminense continua esquecida pelo Poder Público. Além da precariedade na prestação de serviços públicos em comparação com as regiões nobres, a população de Belford Roxo ainda é preterida quando o assunto é segurança pública. A vida de um morador do Leblon vale mais que uma vida em nossa cidade? Temos a certeza de que não.
O Movimento Vem Comigo defende que a Segurança Pública seja um direito de todos os cidadãos, independentemente da região onde mora ou de sua condição social.

Belford Roxo tem quatro vezes menos policiais por habitante que o Leblon


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Indústria de Alumínio ameaça saúde de moradores de Belford Roxo.


  A cidade de Belford Roxo foi, na manhã deste 31 de agosto, destaque na programação da Rádio Band News FM. Porém, o fato que gerou esse destaque é bastante negativo. Durante a primeira edição do Jornal do Rio, o jornalista Ricardo Boechat noticiou a denúncia de um morador do município sobre a poluição causada pela empresa ALUMBRAS, sediada no bairro de Rocha Sobrinho.

A empresa, que tem como atividade base a fabricação de objetos feitos de alumínio, está sendo acusada de contaminar o ar da cidade com pó de alumínio, que seria lançado pelas chaminés da indústria que estão em constante funcionamento. Quando inalado pelas pessoas, o pó de alumínio pode causar diversos danos à saúde, principalmente no sistema respiratório.

Ainda segundo a reportagem, a ALUMBRAS já realizou um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público anteriormente, justamente sobre danos ambientais causados pela sua atividade. Porém, de acordo com a denúncia do ouvinte da rádio, a poluição causada pela empresa continua a todo vapor.

Segundo o próprio denunciante, os moradores da região vem sofrendo com constantes problemas respiratórios, bem como irritações na garganta. Afirmam que a fumaça branca repleta de pó de alumínio é dispersada pela empresa principalmente durante a noite, dificultando o sono de crianças, adultos e idosos.

O Movimento Vem Comigo é solidário aos moradores dos arredores da ALUMBRAS e exige dos órgãos competentes uma firme atuação, para que a nossa população não sofra os reflexos da poluição na sua saúde.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Mapa de Belford Roxo




A Câmara dos Vereadores de Duque de Caxias teve, no último dia 19, uma noite de homenagens e reconhecimento de pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços para a sociedade duquecaxiense. A entrega de moções, medalhas e títulos foi realizada pelo Vereador Celso do Alba, com o plenário e as galerias repletos de agraciados e convidados; e contemplou ativistas sociais, líderes comunitários, líderes religiosos, educadores, instituições de ensino e todo um coletivo de pessoas e entidades que contribuíram, cada um à sua maneira, para o desenvolvimento social da cidade.

Entre os homenageados da noite estava Igo Menezes, que foi agraciado com uma “Moção de Aplausos” dada pelo parlamento municipal da cidade. A moção recebida por Igo, que é duquecaxiense e reside em Belford Roxo há mais de 13 anos, se deu por conta das atividades e da militância sindical que e exerce junto a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), na luta de melhores condições de trabalho e na defesa dos direitos e garantias dos trabalhadores de todo o Brasil. Para prestigiar o homenageado, que se fez presente acompanhado de sua esposa e filha, estiveram presentes diversos de seus companheiros de luta na militância política e sindical, bem como líderes de juventude e do movimento estudantil de Belford Roxo.
O Vereador Celso do Alba ressaltou, durante a entrega da Moção ao agraciado, a militância política e sindical de Igo na defesa dos trabalhadores. Destacou que, apesar da extensa lista de serviços prestados para a sociedade, a juventude de Igo Menezes e disse acreditar tenha uma longa trajetória de militância e atividade política pela frente, tendo a certeza que ele irá longe e tem muito a contribuir para toda a coletividade.